Foram encontrados 47 registros para a palavra: FEBRE AMARELA

Morre compositor Flávio Henrique por complicações da febre amarela

O compositor mineiro Flávio Henrique, de 49 anos, morreu nesta quinta-feira, 18, em Belo Horizonte, vítima de complicações da febre amarela. A informação foi confirmada pelo Centro de Terapia Intensiva da Rede Mater Dei, onde ele estava internado desde o dia em 11 de janeiro, com sintomas da doença.

O compositor era presidente da Empresa Mineira de Comunicação, estatal do governo estadual responsável pela administração da Rede Minas de Televisão e Rádio Inconfidência. Flávio Henrique foi parceiro de Milton Nascimento, Toninho Horta, Fernando Brant e Paulo César Pinheiro. A contaminação do compositor teria ocorrido em um município da Grande Belo Horizonte...

Sem registro de casos, Prefeitura de Petrolina tranquiliza população sobre febre amarela

Desde os primeiros dias de 2018, quando a mídia nacional começou a veicular notícias  sobre casos confirmados de febre amarela em São Paulo; Minas Gerais; Bahia e Rio de Janeiro, a procura pela vacina contra a doença aumentou em Petrolina, Pernambuco. Por conta disso, a Secretaria de Saúde do município tranquiliza a população. "Não temos nenhum caso de febre amarela em nosso município, e não somos considerados área de risco para o agravo", esclarece Marlene Leandro, secretária executiva de Vigilância em Saúde. 

O Ministério da Saúde vem realizando campanhas nos quatro estados com casos confirmados de febre amarela, seguindo a orientação da Organização Pan- americana de saúde (OPAS), que destacou em comunicado oficial: "Estados que não estão apresentando surto não devem conduzir campanhas de vacinação de febre amarela. A prioridade deve ser dada a populações suscetíveis". ..

Salvador está fora de alerta de febre amarela para o Carnaval

Quem vai passar o Carnaval em Salvador e pretende apenas ficar na área urbana não precisa tomar vacina contra febre amarela, afirmou nesta terça-feira, 16, o ministro da Saúde em exercício, Antonio Carlos Nardi. Apesar de Salvador estar no roteiro da campanha de vacinação com doses fracionadas contra a doença, o ministro assegura que os turistas só devem preocupar-se com a imunização, dez dias antes, caso se dirijam a áreas de mata.

De acordo com ministério, a imunização de pessoas é uma medida de precaução, pois essa população tem maior possibilidade de visitar regiões de mata. O Ministério da Saúde divulgou, no dia 9 de janeiro, uma campanha para vacinar cerca de 19,7 milhões de pessoas na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. ..

Secretaria de Saúde de Juazeiro orienta sobre vacinação contra febre amarela

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) informa que o município não possui orientação de realização de campanha de vacinação de febre amarela por não ser considerada área de risco.

As Unidades estão abastecidas para atender as demandas da população para quem for deslocar-se para regiões consideradas de risco a exemplo de: São Paulo, Rio de Janeiro, e Região metropolitana de Salvador. A SESAU orienta ainda que a imunização em caso de viagem deve ser feita com prazo mínimo de 10 dias de antecedência...

Febre Amarela: Casos confirmados de febre amarela na Bahia, São Paulo e Minas Gerais aumentam procura pela vacina em Petrolina.

Desde os primeiros dias de 2018, quando a mídia nacional começou a veicular notícias  sobre casos confirmados de febre amarela em São Paulo; Minas Gerais; Bahia e Rio de Janeiro, a procura pela vacina contra a doença aumentou em Petrolina, Pernambuco. Por conta disso, a Secretaria de Saúde do município tranquiliza a população. "Não temos nenhum caso de febre amarela em nosso município, e não somos considerados área de risco para o agravo", esclarece Marlene Leandro, secretária executiva de Vigilância em Saúde.

O Ministério da Saúde vem realizando campanhas nos quatro estados com casos confirmados de febre amarela, seguindo a orientação da Organização Pan- americana de saúde (OPAS), que destacou em comunicado oficial: "Estados que não estão apresentando surto não devem conduzir campanhas de vacinação de febre amarela. A prioridade deve ser dada a populações suscetíveis"...

Morador de São Paulo internado com febre amarela morre em hospital de Salvador

O homem de 49 anos, morador de Taboão da Serra, em São Paulo, e que estava internado no Hospital Couto Maia, em Salvador, com febre amarela, morreu na tarde de domingo (14). A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do município de Itaberaba, a cerca de 290 km da capital baiana, cidade onde homem apresentou sintomas e recebeu atendimento inicialmente.

Conforme disse o secretário, o paciente é natural de Itaberaba, mora em São Paulo, e estava na cidade baiana para visitar a família. Ele chegou ao município no dia 5 de janeiro, já com os sintomas da doença. Antes de ir para a Bahia, o rapaz havia passado réveillon em Itapecerica da Serra, também em São Paulo...

Ministério da Saúde declara fim do surto de febre amarela no país

O Ministério da Saúde anunciou hoje (6) o fim do surto de febre amarela no país. Desde junho, quando foi confirmado o último caso no Espírito Santo, o Brasil não tem registros da doença. Segundo a pasta, a prevalência da doença é nos meses de calor, entre dezembro e abril, e, com o fim dessa sazonalidade, a expectativa é que o número de casos diminua.

De acordo com o último boletim epidemiológico, desde o início do surto, em 1º de dezembro do ano passado, até 1º de agosto deste ano, foram confirmados 777 casos e 261 óbitos por febre amarela. Outros 2.270 casos foram descartados e 213 permanecem em investigação. Além disso, 304 casos foram considerados inconclusivos...

Hemoba vacina candidatos à doação de sangue contra febre amarela

(Foto: Camila Souza/GOVBA)

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. E a partir desta segunda-feira (8), quem doar sangue no Hemocentro Coordenador da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), na ladeira do HGE, em Salvador, também será vacinado contra a febre amarela. A estratégia da Hemoba é vacinar os candidatos logo após a realização da doação de sangue. Isto, porque, quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, ela fica impedida de doar sangue por quatro semanas. “A gente busca, assim, dar um conforto para o doador e reforçar o nosso banco de sangue”, explica o diretor-geral da Hemoba, Marinho Marques. ..

Macacos do Zoológico não oferecem risco relacionado à febre amarela

Cerca de 200 primatas, de diferentes espécies, vivem no Parque Zoobotânico de Salvador, localizado no bairro de Ondina. Apesar das dúvidas e apreensão de baianos e turistas, eles não oferecem risco à população de infecção por febre amarela. A coordenação do parque, que é ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), tem recebido ligações e perguntas de visitantes e esclarece que não há motivo para medo desses animais nem para agressões a outros macacos que vivem na natureza.

"Os primatas são hospedeiros assim como nós, humanos. Mesmo que um macaco esteja doente, ele não é capaz de fazer a transmissão direta ao homem", explica o coordenador e médico veterinário do Zoo de Salvador, Vinícius Dantas. O veterinário acrescenta que, "na verdade, a morte deles [primatas] serve como um alerta para a vigilância sanitária saber da presença do vírus e do risco da doença chegar aos humanos, mas não através do macaco. Temos que tratar esses animais como parceiros e não como vilões"...

Bahia: Estado intensifica ações de controle do vírus da febre amarela

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Secretaria da Saúde de Salvador intensificaram as ações de controle do vírus da febre amarela na capital baiana. Cerca de 400 mil doses extras da vacina foram liberadas nesta quarta-feira (29), a fim de imunizar os indivíduos que não possuem duas doses registradas no cartão de vacinação.

Devido à confirmação de casos de febre amarela em quatro macacos, nos bairros da Vila Laura, Paripe e Itaigara, em Salvador, detectados precocemente pela vigilância epidemiológica estadual e municipal, o processo de vacinação foi intensificado. No total, serão disponibilizadas 2 milhões de doses para atingir a cobertura vacinal de 100% da população que ainda não está imunizada. Considerando que quem tomou uma dose da vacina nos últimos 10 anos encontra-se imunizado contra a doença...

Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia debate a febre amarela

Atento ao crescimento dos casos suspeitos da febre amarela na Bahia, o deputado Alex da Piatã (PSD), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, promove no colegiado uma audiência pública que visa debater as ações que vem sendo tomadas para prevenção e combate da doença. O evento acontece na sala das comissões, na terça-feira (7), a partir das 10h.

Além dos deputados que compõe o colegiado, a secretaria da Saúde da Bahia enviará representante da diretoria da Vigilância Epidemiológica vinculada à pasta. "A comissão sempre está atenta a tudo que acontece no Estado, principalmente para que possamos debatermos temas recentes e apresentarmos, de alguma forma, a nossa contribuição como legisladores", disse Alex...

Minas Gerais confirma 83 mortes por febre amarela

Em novo boletim epidemiológico divulgado ontem (21), a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou que 83 pessoas já morreram em decorrência de complicações da febre amarela. Mais 173 mortes ainda estão sendo investigadas. O atual surto da doença é o maior no Brasil desde 1980, quando o Ministério da Saúde passou a disponibilizar dados da série histórica. Até então, o ano com o quadro mais grave havia sido 2000, quando 40 vítimas da doença morreram.

Os dados da SES-MG mostram que o estado já contabiliza 1.027 notificações de febre amarela. Destas, 234 foram confirmadas, 57 foram descartadas e as demais continuam sob análise...

Comunidade científica alerta para mortandade de macacos por causa da febre amarela

Representantes da comunidade científica brasileira, ligados à área da conservação dos primatas, expediram nota à imprensa alertando para um desastre ambiental "gravíssimo" que ocorre neste momento: a mortandade sem precedentes na história do país de macacos da Mata Atlântica em função do vírus da febre amarela.

Na nota, os especialistas mostram-se preocupados, não só com a dimensão das mortes de animais, mas, também, com a disseminação de "informações equivocadas", que dão a entender que os macacos são responsáveis pela "existência do vírus" e "por sua transmissão aos humanos"...

Rio Grande do Norte registra 1º caso suspeito de febre amarela; Bahia notifica três novos casos

Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte registrou o primeiro caso suspeito de febre amarela. De acordo com boletim do Ministério da Saúde, até esta quarta-feira (15) foram confirmados 243 casos da doença em todo o país. No total, foram registrados 1.236 casos suspeitos, sendo que 885 permanecem em investigação e 108 foram descartados. Em uma semana, foram notificados três novos casos na Bahia, que soma 14 notificações em oito municípios: 12 em investigação e dois descartadas. Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Norte também continuam com casos investigados. Desde o início deste ano, o Ministério da Saúde tem enviado doses extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos de febre amarela, além de outros localizados na divisa com áreas que tenham notificações. No total, 12,5 milhões de doses extras foram enviadas para cinco estados: Minas Gerais (5,5 milhões), Espírito Santo (2,5 milhões), São Paulo (2,7 milhões), Bahia (900 mil) e Rio de Janeiro (850 mil). O quantitativo é um adicional às doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, enviadas mensalmente aos estados...

Univasf: Vacinação contra febre amarela é recomendada na região do Campus Serra da Capivara

Este ano, diversos casos de febre amarela já foram notificados no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Há também registros de casos ainda considerados suspeitos nestes estados, na Bahia e em Tocantins, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Entre as cidades onde estão localizados os campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a única a ter recomendação de vacinação por parte do MS é São Raimundo Nonato (PI), onde está situado o Campus Serra da Capivara. O Ministério recomenda a vacinação para a população local e para visitantes que se dirijam àquela área. 

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Univasf orienta a comunidade universitária residente em São Raimundo Nonato e os servidores da instituição que irão se deslocar para esse campus a tomar a vacina, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de saúde municipais. O Siass lançou um informativo com orientações aos servidores da instituição sobre a febre amarela, disponível no link abaixo. 

Para as pessoas que irão se deslocar para cidades com recomendação de vacinação o MS orienta que o viajante procure se imunizar com antecedência de dez dias em relação à data da viagem, caso seja a primeira vacinação. Esse prazo não se aplica à vacinação de reforço, que deve acontecer dez anos após a primeira dose. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. O professor do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Rodrigo Videres, esclarece que não há motivos para pânico. 

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. E todos os casos que foram confirmados são no ciclo rural, através da febre amarela silvestre, em fazendas e matas. “Em cidades, não há riscos. Não há necessidade de correr para se vacinar. Esta vacina como todas as outras pode acarretar efeitos colaterais”, diz o médico infectologista. 

Sintomas - Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e na área branca dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. “É uma doença grave, com nível de mortalidade muito grande. O paciente não pode ficar em casa se automedicando. Assim que surgirem possíveis sintomas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde”, frisa Rodrigo Videres. 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a doença podem morrer. O MS lançou um site com informações sobre a febre amarela, orientações à população relativas a sintomas, áreas de risco e como proceder em casos de suspeita da doença, além de perguntas mais frequentes para esclarecer as possíveis dúvidas da população.  ..

Sobe para onze o número de casos suspeitos de febre amarela na Bahia

Dois novos municípios baianos registraram casos suspeitos de febre amarela, subindo para onze o número de notificações. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), um caso foi registrado em Itamaraju e outro em Nova Viçosa, no Sul do estado. Além desses, um novo foi caso foi registrado em Teixeira de Freitas. 

Até esta segunda-feira (6), foram notificados casos em cinco municípios: um em Itiúba, quatro em Coribe, um em Itamaraju, um em Nova Viçosa, um em Mucuri e três em Teixeira de Freitas. No entanto, um dos casos de Teixeira de Freitas e o de Mucuri foram descartados laboratorialmente. Os exames deram positivos para chikungunya. Os outros nove casos permanecem em investigação. Os casos notificados em Coribe e em Itiúba foram de pacientes moradores da zona rural...

Vacinação contra febre amarela tem início em Sento-Sé

Em Sento-Sé, no Norte da Bahia, iniciou nesta quarta-feira (01), a vacinação contra a febre amarela nos distritos do município. Foram destinadas 500 doses para a vacinação dos primeiros locais, o distrito de Piri, seguido do Piçarrão. Mais doses serão disponibilizadas para o restante da população do interior.

De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Rezende, por recomendação da Secretaria de Saúde do Estado, 45 municípios da Bahia será imunizado 100% do público alvo para campanha de febre amarela. "Sento-Sé está entre os municípios que receberam tal recomendação. Com o intuito de prevenir um futuro problema para população estaremos intensificando a vacinação em todo município, principalmente no interior, já que a febre amarela é de ciclo silvestre. É importante frisar que não existe alarme, que é uma medida preventiva", afirmou...

Município e Estado reforçam que Juazeiro não é zona endêmica de febre amarela

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, juntamente com o Núcleo Regional Norte de Saúde (NRNS), informam que, apesar da notificação de três casos suspeitos de febre amarela em Teixeira de Freitas, cidade localizada no sul do estado, Juazeiro não está entre os 68 municípios baianos que foram considerados zona endêmica pelo Ministério da Saúde. Por esse motivo, a vacinação continua acontecendo apenas como parte do calendário normal de vacinação.

Segundo o secretário de saúde, Plínio Amorim, não há motivos para a população se preocupar. “Juazeiro não é zona endêmica, por isto, devem realizar a vacina aqueles que se enquadram na faixa etária ou os que vão viajar para os municípios de risco. Estamos atentos a qualquer sinal de risco para, se necessário, adotarmos as medidas cabíveis, intensificando a vacinação”, explica...

Juazeiro continua imune a febre amarela

A Bahia está entre os estados brasileiros em que foram registrados casos da febre amarela. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), em nota enviada ao Blog Geraldo José, em 2017, até a última sexta-feira (27), foram notificados 07 casos suspeitos de Febre Amarela em pessoas residentes em três municípios do estado da Bahia (6 estão em investigação e 1 foi descartado por laboratório).  Os casos suspeitos ocorreram em Teixeira de Freitas (2), Coribe (4) e Itiúba (1). 

Na região Norte do Estado as cidades de Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Casa Nova, Pilão Arcado e Remanso integram o área de risco permanente para transmissão da febre amarela silvestre. A SESAB informou ao Blog Geraldo José que 15 mil doses da vacina foram enviadas para prevenir a doença na região Norte...

Não há casos suspeitos, nem confirmados de Febre Amarela em Casa Nova: informa Secretaria de Saúde do Município.

Considerando o risco de ocorrência de casos de Febre Amarela Silvestre e/ou Urbana, bem como as notas informativas nº 02 e 03, repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), a Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova-BA informa que não há, até o presente momento, casos humanos suspeitos ou confirmados de Febre Amarela na cidade. A secretaria informa ainda que as ações têm sido as descritas a seguir:

Sensibilização das equipes de saúde da atenção básica e hospitalar para notificação imediata de casos suspeitos de febre amarela;..